verdade ou consequência

Quem já brincou de verdade ou consequência? Todo mundo um dia já brincou disso. Hoje pensando em algumas coisas da vida acabei me lembrando dessa brincadeira, mais precisamente do nome dela, e no significado dessas duas palavras juntas e acabei me enfiando em um devaneio sem fim.
Verdade traz consequências e muitas vezes desastrosas. Às vezes ficamos sabendo de coisas ou presenciamos cenas que comprometem pessoas e caso a gente decida abrir a boca e falar a verdade, tem que ter certeza de que junto virão as consequências. Fazer vista grossa pode até parecer a escolha mais fácil e acertada, evitando problemas, embates e discussões. Mas quando o negócio incomoda é difícil calar a boca e fechar os olhos pras coisas que julgamos erradas. E isso engloba as mais diferentes situações. Algumas vezes já fui colocada à prova para decidir que caminho tomar, já fiz escolhas diferentes, porém ambas trouxeram consequências ruins. Quando fiz vista grossa achei que era o correto praquela ocasião, mas até hoje me questiono por não ter falado nada e evitado que coisa pior acontecesse. E isso me faz sentir culpa e me sinto responsável pelo que deu errado. Quando contei a verdade acabei sendo taxada de nomes que prefiro não falar, perdi gente que eu considerava muito e sei que ainda tem gente que me olha torto por não saber exatamente o que aconteceu naquela situação. Mas apesar da consequência da segunda opção ter sido pior pra mim, minha consciência ficou tranquila por ter feito o que eu acreditava que devia fazer. E sinto que fiz o certo, pois apesar de naquela época ter machucado com a verdade sei que hoje quem eu machuquei está muito melhor e feliz, e talvez se eu não tivesse tido a coragem necessária pra jogar merda no ventilador ela ainda estaria vivendo uma vida de mentiras.
Todos os nossos atos trazem consequência, toda ação tem uma reação e tudo o que fizermos pra alguém um dia volta. Aquela frase de que a gente colhe o que planta é das mais cheias de verdade do mundo. E só quando a gente fica ciente disso e têm consciência de que realmente um dia vai pagar por tudo o que fizer, fica mais fácil escolher dar a cara a tapa ou fingir que não vê. Assim sabemos quais as consequências e os resultados que queremos enfrentar e se vale a pena ou não.

{Juliana Bassan Ayon}

vi esse gif aqui

Recomendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *